terça-feira, 26 de junho de 2012

Palestra sobre violência aos idosos esclarece dúvidas da população



Direitos dos idosos, saúde na Terceira Idade, violência, abandono familiar e negligência ao idoso foram os assuntos que pautaram palestras realizadas nesta sexta-feira (15) na Câmara Municipal de Araras. O evento marcou o Dia Mundial de Combate a Violência contra o Idoso e serviu para mobilizar a sociedade na efetivação dos direitos da população idosa, prescritos no Estatuto do Idoso.
A data foi instituída em 2006 pelo Inpea (The International Network for the Prevention of Elder Abuse), instituição que trabalha na defesa dos direitos da pessoa idosa, em parceria com a Organização das Nações Unidas.  O objetivo da mobilização é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
As palestras foram ministradas pelo 1º Promotor de Justiça de Araras Dr. Leonardo Augusto Gonçalves, pelo delegado titular do município Dr. Sidney Sully Urbach, e também pelo médico André Abreu Jacques, que trabalha no PSF “Lúcia Boquetti Meneguetti” e é responsável pelo setor de geriatria da Clínica “Antonio Luiz Sayão”, localizada em Araras.



Segundo José Olavo Paganotti, que é secretário de Ação e Inclusão Social da Prefeitura de Araras, mesmo com o avanço do município com criação de canais de proteção ao idoso, a violência ainda é preocupante e uma realidade presente na sociedade. “Desde a implantação do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), tivemos 166 atendimentos de idosos sendo que 10% deles são referentes à violência. Procuramos resolver problemas relacionados a esses casos no próprio local, disponibilizando psicólogas e assistentes sociais que orientam e atendem as denúncias de maus tratos”, afirmou o secretário.
O promotor de justiça Dr. Leonardo Augusto Gonçalves ressaltou que a sociedade ainda não tem o devido conhecimento sobre os direitos que integram o Estatuto do Idoso e que, dessa forma, não pode participar efetivamente denunciando maus tratos e desrespeito à legislação.
“Ações como essa educam e conscientizam a população, que precisa estar atenta às leis. Dessa forma, as pessoas terão condições de tomar as providências cabíveis para auxiliar os idosos”, disse o promotor.
Para o promotor, o caminho para uma sociedade justa é buscar igualdade na diversidade. “Os idosos necessitam de um auxilio além do normal. Porém acredito que não existem heróis, com soluções rápidas e ideais, e sim pessoas dispostas a realizar o trabalho de formiguinha no dia a dia”, concluiu.
Sidney Urbach, delegado titular de Araras, também reiterou a falta de informação da população, que desconhece a quem recorrer em casos de maus tratos a idosos.
“O munícipe não deve ficar inerte as denúncias que venham ao seu conhecimento e deve procurar imediatamente os órgãos competentes, que são a Delegacia da Mulher, o Ministério Público e o Conselho do Idoso”, alertou.
 Ainda segundo o delegado, é disponibilizado na Delegacia do Município um banco de dados com o histórico das vítimas de maus tratos com idade acima de 60 anos.
“Peço a população que não hesite em denunciar, mesmo aos finais de semana. A delegacia está 24h de prontidão e pode encaminhar posteriormente os casos ao Conselho do Idoso e ao Creas. O idoso é figura importante na sociedade e deve ser tratado com igualdade e fraternidade”, finalizou o delegado.
O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Romário Euchário Gouveia Neto, presente na palestra frisou a importância da discussão sobre a violência, pois abre perspectivas de melhorar as políticas em benefício ao idoso. “A realização do evento é válida para a troca de ideias e elaboração de ações que necessitam ser efetivadas e executadas para atender aos idosos”, destacou o presidente do conselho.
Ao término do evento, os palestrantes responderam às perguntas do público. A aposentada Neuza Maria Pereira Lima, questionou sobre o que necessário, de acordo com a lei, para abertura de casas de repouso no município e também para onde são encaminhadas as denúncias realizadas na delegacia.
“Acho importante a realização dessas palestras, locais onde podemos fazer perguntas pertinentes ao universo do idoso. Dessa maneira podemos ter contato com pessoas que lidam com casos de violência ao idoso, em seu dia a dia e tem experiência para falar sobre o assunto”, disse a aposentada.



Redes de Proteção ao Idoso

Araras
Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
Fone 3547-9307.
Delegacia da Mulher  
Fone 3542-8111
Doac (Departamento de Ouvidoria, Auditoria e Corregedoria) da Prefeitura de Araras
Fone 156
DDN (Disque Denúncia Nacional) pelo telefone 100.
Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araras
Fone (19) 3541 8068
Secretaria de Ação e Inclusão Social da Prefeitura
(19) 3543-1700
Fuss (Fundo Social de Solidariedade)
(19) 3543 - 1702

Limeira
Associação de Aposentados de Limeira
Tel: (19) 3442- 4633
Centro de Referência e Saúde do Idoso
Tel: (19) 3441-1316
Centro de Promoção Social e Municipal
CEPROSOM – Fone (19) 3440- 6200
Centro de Referência da Assistência Social
Cras Casa das Famílias – Fone (19) 3453- 3842
Centro de Referência da Assistência Social
Cras Dores – Fone (19) 3441- 9049
Centro de Referência da Assistência Social
Cras Pq. Vitor Drandea – Fone (19) 3444- 0789
Centro de Referência da Assistência Social
Cras Presidente Dutra – Fone (19) 3442-8536
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (média e alta complexidade)
Creas – Fone 3446- 8310
Fundo Social de Solidariedade – Fone – 3495- 4440
Delegacia de Defesa da Mulher – 3451- 2589



Reportagem e Fotos: Horácio Busolin Júnior 

1 comentários:

  1. Ótimo por que limeira em 2020 será a cidade de são Paulo com maior contingente de idosos do estado de são Paulo. a atenção aos idosos é primordial na vida da população ,instruir os jovens para respeitar os idosos é de suma importância,porque o descaso e grande dos jovens com seus idosos avos,tias ,mãe.

    ResponderExcluir