segunda-feira, 25 de junho de 2012

Jori: palco de alegrias e superação



A realização dos 16ºJori 2012 (Jogo Regionais do Idoso) mostra que a prática de esportes supera o limite da idade. Na competição o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos idosos e promover a integração e socialização dos atletas na terceira idade.
A princípio os organizadores batizaram os jogos de “Caras e Coroas”, que aconteceu em São PauloCapitalno Parque do Ibirapuera. O evento fez um estrondoso sucesso e passou a se chamar Jori, a partir de 1995. Para participar dos jogos, o atleta precisa ter mais de 60 anos, e no ato da inscrição precisa preencher as modalidades das quais pode participar.
Os jogos, organizados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, foram divididos nesta edição de 2012 em 12 regiões esportivas. O Fundo Social de Solidariedade do Estado também coopera na organização junto com os municípios escolhidos para sediar cada região.
Pensando no ritmo de atividade física do idoso, os jogos envolvem ao todo 14 modalidades esportivas adaptadas compreendendo: bocha, atletismo (corrida), buraco, coreografia (dança), damas, dominó, danças de salão, malha, truco, natação, vôlei adaptado, tênis de mesa, tênis e xadrez.
Cada modalidade é dividida em cinco categorias que variam de 60 a 80 anos conforme o esporte praticado. Os três vencedores de cada modalidade ganham passaporte para disputar a última etapa dos Jori, os JEI (Jogos Estaduais dos Idosos), que neste ano de 2012 será realizado na cidade de Oswaldo Cruz, de 27 de junho a 1º de julho.

Confira a tabela dos Jori 2012

Data
Região
Municípios escolhidos
15 mar
Araçatuba
Ilha Solteira
29 mar
Barretos, Ribeirão Preto e Franca
Olímpia
12 abr
Campinas
Itatiba
19 abr
Bauru e Araraquara
Lençois Paulistas
26 abr
Grande São Paulo
Santana da Parnaíba
3 mai
Marília
Tupã
10 mai
Presidente Prudente
Presidente Venceslau
17 mai
Capital
Capital
24 mai
São José do Rio Preto
Jales
31 mai
São José dos Campos + Santos
Caraguatatuba
14 jun
Sorocaba
Tatuí
27 jun
JEI Oswaldo Cruz
Oswaldo Cruz




Reportagem e Foto: Horácio Busolin Júnior

0 comentários:

Postar um comentário