terça-feira, 26 de junho de 2012

Entrevista com a presidente do Conselho do Idoso de Limeira



O Conselho Municipal do Idoso é um órgão deliberativo criado há oito anos em Limeira, cidade que possui aproximadamente 30 mil idosos.Com a função de controle social, isto é, gerenciamento e fiscalizaçãoda política de atendimento ao idoso, ele foi fundado antes mesmo o que o Estatuto do Idoso existisse. De característicaparitária, é composto por 14 representantes da sociedade civil e 14 representantes do poder público.
Para saber mais sobre esta instituição, que tem como papel dar suporte aos integrantes da terceira idade, a presidente do conselho, Maria Aucelia dos Santos Damaceno, concedeu entrevista ao blog. Entre outros assuntos, ela abordou temas como política do idoso, projetos em desenvolvimento e também suas experiências no relacionamento com os idosos.

O que o Conselho Municipal do Idoso abrange? Qual a função deste que ele tem?
O Conselho tem a função de controle social. Ele tem que fazer a função de gerenciar e fiscalizar a política de atendimento ao idoso no município. Outra responsabilidade é o recebimento e averiguação de denúncia contra idosos. Percebemos que a política do idoso em Limeira ainda é insuficiente. Os projetos, as ações, as atividades desenvolvidas com relação à política do idosonão são satisfatórias.

De onde vem e como é utilizada a verba destinada ao Conselho?
O Conselho é subsidiado com verbas do município, através do Centro de Promoção Social Municipal - Ceprosom. Ela é utilizada na manutenção do Conselho para aquisiçãode material de escritório, mobiliário, equipamentos, correspondência, viagens para capacitação entre outros.



O Conselho está passando por uma reformulação interna. Quais as principais mudanças?
A entidade precisa trabalhar na questão de garantia aos direitos dos idosos como vagas de trânsito, atendimento em bancos e de forma geral. Por isso, a reestruturação é importante, pois hoje recebe denúncias de violação de direito, negligência e maus tratos, encaminha ao Ceprosom, especificamente ao Centro de Referência Especializado - CREA, onde uma equipe multidisciplinar atendem os casos. Antes, o próprio conselheiro fazia esta visita, fiscalizava. Hoje até podemos ir, porém, não será o foco principal.

Qual a situação atual das denúncias a respeito de violência contra os idosos?
Os últimos dados atualizados sobre este assunto são do segundo semestre de 2011. Foram apontados 201 denúncias,através da procura espontânea de parentes, ou denúncias anônimas, Disque 100, boletins de ocorrências e da Promotoria Pública de Defesa do Idoso, acrescidos de oito pedidos de abrigo. As denúncias são averiguadas pela Delegacia da Mulher – DDM, uma vez que Limeira ainda não possui uma delegacia especializada para atender este tipo de ocorrência.

Sobre a política dos idosos em Limeira, quais os aspectos positivos e negativos que você destacaria?
Dos pontos negativos, não temos abrigos suficientes, nem preparados para a questão de envelhecimento e não existe um programa de orientação às famílias dos idosos explicando os cuidados que eles devem receber.Entretanto, o Projeto Vivência, para falar dos pontos positivos, atende quase dois mil idosos em diversas regiões com o objetivo de proporcionar integração e lazer saudável, para a melhoria da saúde e da qualidade de vida. Por exemplo, o Centro de Lazer do Idoso possui em média 350 atendimentos mês, seja ele médico, de fisioterapia, hidroterapia, educação física, jogos de mesa, dançaterapia, atendimento social, orientações de enfermagens.

Quais as vantagens do Benefício de Prestação Continuada?
O BPC atende mais de 2.900 idosos, maiores de 65 anos e com renda per capita inferior a ¼ de salário mínimo, os quais fazem parte do cadastrado único e tem direito a redução de tarifa de energia, recebem acompanhamento, onde se faz uma busca ativa para saber como eles vivem, como estão e são,porque, na grade maioria, são analfabetos e com dificuldades primárias.



Reportagem: João Vitor Fedato e Fernando Carvalho
Fotos: Fernando Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário