terça-feira, 26 de junho de 2012

Nostalgia toma conta de praça central em Araras aos domingos


Os amantes da nostalgia e dos clássicos dos velhos tempos podem conferir em todos os domingos, na Praça “Monsenhor Quércia” – Calçadão, bailes com o grupo Reviver. O projeto é promovido pela Prefeitura Municipal de Araras, por meio da Secretaria de Cultura.
Funcionando como uma espécie de dança de salão ao ar livre, os bailes chegam a reunir centenas de casais que se encontram pra ouvir boa música e dançar a dois. No último domingo dia 24 de junho, os freqüentadores tiveram noite especial com a entrega da reforma da Praça Monsenhor Quércia, que ganhou palco coberto e pista de dança para a realização dos bailes.
As serestas dominicais surgiram por vontade da radialista e colunista social Maria Pianca Salomão, que reuniu um grupo de amigos e músicos da cidade para relembrar as músicas que marcaram os velhos tempos. O projeto foi implantado na praça desde 2005 e a cada ano que passa ganha mais adeptos.
A nova pista de dança foi uma reivindicação da radialista que insistiu para que o prefeito de Araras, Nelson Dimas Brambilla, reformasse a praça e fizesse as melhorias. “Amo muito todos os freqüentadores, e sempre busquei formas de melhorar o espaço em que era realizado os bailes. Fiquei muito no pé no prefeito para que ele reformasse a praça e proporcionasse local adequado para o público dançar”, disse a colunista social que também mantém programa musical Clube Itália Brasil, na Rádio Clube Ararense.
Antes da implantação da pista de dança, os freqüentadores dos bailes dançavam no calçamento antigo da praça, local inapropriado que causava transtorno principalmente as mulheres que enroscavam o salto. “Com a calçada irregular, era difícil ficar à vontade para dançar. Minha parceira de dança sempre reclamava que o salto do sapato enroscava nos vãos do calçamento. Agora com a melhoria do piso, ficou bem mais fácil para deslizar o pé”, disse Ângelo Valem, de 83 anos, que frequenta os bailes há sete anos.
Quase em meio a pista em casal dançava com passos marcados de quem freqüenta os bailes toda a semana. “Venho pra cá todo domingo pra me descontrair. O bom é que não precisa pagar e aqui faço amizades com todo mundo”, disse o operário que dançava com Nália Pereira Gomes, aposentada que também adora dançar.
Os bailes ao ar livre com o grupo Reviver são regados a repertório variado e eclético que passa por clássicos de Roberto Carlos, Ray Conniff, canções de seresta, música italiana, valsas, boleros até sertanejo e forró. O evento tem início às 19h e é realizado aos domingos na Praça Monsenhor Quércia, localizada na região central da cidade de Araras.


Projeto Terceira Idade
A fim de promover atividades culturais, viagens, bailes, chás beneficentes e outras atividades, aos idosos em Araras, o projeto Terceira Idade, promovido pela secretaria de Ação e Inclusão Social, divulgou a programação do mês de junho/julho que está repleta de novidades incluindo a tradicional Festa Junina que será realizada nesta quarta-feira dia 27 de junho, no clube Sayão FC, em Araras.
Também foram divulgadas as viagens que serão realizadas nos meses de julho e dezembro.



Reportagem e Foto: Horácio Busolin Júnior

0 comentários:

Postar um comentário