segunda-feira, 25 de junho de 2012

Limeira terá a primeira “Creche do Idoso”



Foi realizado no fim do mês de maio a 3ª Sessão dos Vereadores da Terceira Idade de 2012, na Câmara Municipal de Limeira, o evento foi no Plenário “Vereador Vitório Bortolan”. Na ocasião cinco indicações e 13 requerimentos foram apresentados pelos vereadores.  Cerca de 50 pessoas estiveram presentes acompanhando a sessão. A dona de casa aposentada Maria Augusta faz questão de acompanhar às reuniões. “Todo convite que eles fazem temos a obrigação de comparecer, é importante tanto pra eles como pra gente e para a cidade” diz dona Maria.
Entre os questionamentos apontados estavam assuntos ligados a quais tipos de projetos são desenvolvidos pela prefeitura para a terceira idade. Um dos projetos que foram protocolados foi à Inclusão Digital para a terceira idade. A vereadora Maria Aparecida Dias Campos que está no seu segundo mandato diz qual o objetivo de protocolar o requerimento da Inclusão Digital. “A gente sente a necessidade de se ter um computador para o idoso que muitas vezes não tem na própria família, então a idéia é ter um local que o idoso pudesse acessar a internet para fazer o uso do computador, seja para divertimento, distração, jogos e até mesmo fazer novas amizades nas redes sociais” conclui Maria.
Na oportunidade os presentes assistiram a uma palestra com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Luciana Souza Gonçalves, que salientou sobre a importância da primeira Creche para Idosos.
Estiveram presentes o presidente do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), Dionísio Gava Júnior e representantes de diversos grupos da terceira idade, de Limeira e também da cidade de Rio Claro.
O vereador e membro do Conselho do Idoso Antônio Braz do Nascimento o Piuí, também participou da Sessão. O vereador salientou a importância da Creche dos Idosos. “O projeto de fazer a Creche do Idoso é de um lugar onde o idoso possa estar no dia-a-dia praticando esportes, artesanato, enfim tudo aquilo que a vida pode lhe proporcionar tenha neste local. Há muito lugar público na cidade e pouco é feito pelos idosos”, concluiu Piuí.           
O vereador em exercício e presidente da Comissão dos Idosos Paulo Hadich, fala da  experiência com outras cidades.
 “A palestra foi de grande valia para troca de idéias, o que dá certo lá em Rio Claro pode dar aqui em Limeira com a gente”, afirmou Hadich.
No mês de junho os vereadores realizaram a primeira Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores da Terceira Idade. A Sessão aconteceu, na Atapil (Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Limeira). Na ocasião o tema abordado foi “Consumo Consciente”.





Reportagem: Fernando Carvalho
Fotos: Matheus Fonseca/Divulgação Câmara Municipal de Limeira





1 comentários: