segunda-feira, 25 de junho de 2012

Prática de esportes combate doenças e a depressão



Envelhecer é um processo em que inúmeras transformações acontecem. A idade avançada propicia experiência e sabedoria, porém o corpo sofre determinadas alterações das quais não se tem controle. Na velhice, o corpo não responde com a mesma velocidade aos movimentos, e a musculatura sofre transformações físicas e biológicas. Na terceira idade há fatores estressantes internos e externos que potencializam patologias adquiridas ou herdadas. Dos fatores internos surgem doenças como diabetes, pressão arterial, distúrbio do sono, cardiopatia, osteoporose, artrose, e dos fatores externos vê-se o calor, o frio, o meio ambiente e o sol como principais inimigos dos idosos.
Além das adversidades fisiológicas, o idoso fatalmente sofre com processos psicológicos e sociais. A adaptação ao meio ambiente externo se torna complicada, pois o ritmo da vida cotidiana cai vertiginosamente e a forma de socialização e convívio com a sociedade muda da água parao vinho.        
Como combate à depressão e melhora na qualidade de vida na terceira idade, a prática de atividades esportivas vem ajudar não só o condicionamento físico do idoso, mas também colabora com o bem estar, auto-estima, diminuição da ansiedade e acima de tudo, socializa aqueles que lutaram uma vida inteira pelos filhos ou por seu trabalho.
Para a fisioterapeuta Adriana Regina Gomes Franca, a prática de atividades esportivas na terceira idade é uma arma contra várias doenças que são comuns nessa etapa da vida. “O esporte contribui muito para a melhora na qualidade de vida e tira o idoso do sedentarismo, reforçando o condicionamento cardio-vascular, a força muscular, o equilíbrio e a coordenação”, afirma a fisioterapeuta. Porém há certos cuidados que devem ser tomados na prática de esportes. Segundo Adriana é muito importante que o idoso tenha acompanhamento de um profissional antes de praticar qualquer esporte. “É necessário que o idoso faça um check-up médico para avaliar se está apto para a prática de esportes. Mulheres com artrose no joelho, por exemplo, não podem praticar exercícios e esportes de impacto”, alerta a fisioterapeuta.


Reportagem e Foto: Horácio Busolin Júnior

0 comentários:

Postar um comentário